domingo, 9 de junho de 2013

Sofrimento é opção

Todos estão sujeitos ao sofrimento, mas sempre há maneiras de construir um final feliz




Existem bilhões e bilhões de pessoas no mundo sofrendo. Mas quais são os motivos? Enquanto você viver, estará sujeito a sofrer, e não há exceções. O rico, o pobre, o negro, o branco, hetero, o homossexual, o corintiano, o palmeirense, todos sofrem. Não se trata de um texto direcionado aos religiosos, mas posso reproduzir o que Jesus falou, em João 16:33: “no mundo tereis aflições”.

O Senhor do Cristianismo mesmo falou que iríamos sofrer. Nesta frase, ele não especifica quem irá sofrer, porque isso vale a todos. Mas eu digo, sofrimento é uma opção. Por quê? A causa da sua angústia, sua dor, pode ter começado num fim de relacionamento, por uma pessoa que te fez sofrer, na morte de um ente querido ou amigo, num acidente grave, motivos que ocasionam também uma depressão. Mas precisamos sofrer para adquirirmos experiências e estarmos mais maduros na vida.

Em 2010, eu tive um relacionamento curto, mas intenso, aproveitei enquanto pude, e tive que sacrificar o amor que eu sentia para não atrapalhar meus estudos futuramente. Há quem me critique por tal atitude, mas foi necessária e não me arrependo. Talvez não era o momento certo para um relacionamento firme, eu tinha 17 anos, tinha muito a aprender. Após o término do namoro, sofri, mas persisti em não mudar de ideia. Mas dentro do sofrimento, mudei! Oito meses se passaram, e encontrei a solução quando entrei na faculdade. Conheci novas pessoas, pesquisei coisas, estudei empolgado. Foi uma das melhores fases da minha vida.

Outro fato que posso compartilhar, é que recentemente, eu quebrei meu tornozelo, fazendo a coisa que eu mais gostava: jogar futsal. Eu não chorei de dor no momento, o meu choro foi de raiva. Eu sabia que ficaria meses sem andar. Mas eu me recuperei, ainda estou fazendo fisioterapia, mas posso andar. Para muita gente, foi nada, mas meu emocional me fez depressivo. Mas eu superei, vivo minha melhor fase, estou trabalhando no que eu mais sonhava, escrever para um jornal impresso, e na área que eu mais gosto, de esportes. 

Eu poderia falar de tantos sofrimentos de pessoas em específico, mas escolho um. Relacionamentos. É casado(a), tem filhos? Seja mais presente. Está namorando, e acha que está sendo traído (a)? Busque alternativas para confiar mais. Se comprovar de fato que está sendo lesado (a), saia dessa! E por que ainda chora pelo seu(ua) ex? Ele(a) te despreza, deixa claro que não quer mais você? Já tentou tanto, mas ele(a) não dá “brecha”? Você sabia que no mundo existem bilhões de pessoas solteiras? Seu (ua) ex não é a única pessoa do mundo! A vida abre as portas da felicidade para você ter uma nova chance. Você pode amar alguém bem mais que ele(a). Tudo é difícil, mas não é impossível.

O sofrimento é passageiro. Pare de pensar em se matar, que nunca vai conseguir o que quer, que nunca vai amar e/ou nunca vai andar. A trajetória da sua vida depende de você mesmo. Mude! Está depressivo? Busque ajuda de especialistas para o diagnóstico e comece o tratamento. Escolha a felicidade, coloque o sofrimento debaixo dos seus pés. Experimente coisas novas saudavelmente. Seja positivo, confiante, otimista e invista num futuro melhor para sua vida. Seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado para a possível aprovação